Periquitos Australianos

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Curió

                                                              Curió

Origem:
O curió é uma ave de pequeno porte, aproximadamente 13 cm de comprimento, de canto melodioso, pertencente à fauna brasileira, seu nome científico é oryzoborus angolensis, sendo que o "angolensis" é uma denominação inadequada tendo em vista que esse pássaro é nativo da América do Sul. A palavra curió na língua indígena significa "amigo do homem"
Características físicas e plumagem:
As fêmeas e os machos jovens possuem coloração amarronzada ou parda, já os machos adultos tem as costas, asas, cabeça, pescoço e rabo pretos e o peito de cor vinho, razão pela qual é também conhecido em algumas regiões do Brasil como avinhado. O curió tem o bico grosso e bem resistente para a quebra de sementes.
Canto & Sons:
No Brasil foram encontrados mais de cem tipos diferentes de canto de Curió, normalmente caracterizados por serem oriundos de determinadas regiões do País. Os cantos de Curió que se tornaram mais conhecidos foram os que possuíam a qualidade diferenciada da repetição, sendo que canto mais difundido por todo o Brasil é o chamado Praia Grande originário das praias paulistas.
Ambiente ideal:
Um ou dois exemplares podem ser criados em apartamento com tranqüilidade, desde que não expostos a correntes de vento, poluição sonora e, principalmente do ar. As gaiolas dos deverão ser de madeira com malhas de arame ou fibra, medindo aproximadamente 22 cm de largura, 49 cm de comprimento e altura de 51 cm de altura do arco, com uma porta lateral ou passador para que, à época de criação o pássaro possa passar livremente por ela e se encontrar com a fêmea.
Comportamento:
É um pássaro alegre, cujo canto chama atenção pelo timbre e perfeição
.