Periquitos Australianos

terça-feira, 1 de março de 2011

 João de Barro


Esse interessante passarinho, esteve presente em toda minha infância, quando avistei pela primeira vez, não acreditava que um passarinho era capaz de fazer tal proeza. Eu não podia ver uma casinha de João de Barro, que ficava parada esperando o bichinho sair, muitas vezes senti vontade de subir até o alto da árvore, onde ficava a casinha, pra espiar como era por dentro e se tinha filhotes, quando brincava na terra, tentava reproduzir sua casinha, coisas de criança.
Algumas curiosidades:
O joão-de-barro, é um excelente arquiteto, aprende a identificar a direção do vento ao longo de sua vida. Na época de reprodução, o pássaro constrói seu ninho na direção contrária ao vento para que a fêmea e os filhotes fiquem protegidos da chuva e das ventanias, leva de 3 a 5 dias para fazer sua casa, usando barro úmido, palha e esterco seco, chegando a realizar de 500 a 2000 viagens, para carregar o material necessário.Sua casa tem dois cômodos: a câmara incubadora e a antecâmara, parecida com um forno.
Não utiliza o mesmo ninho por duas estações seguidas, parecendo realizar um rodízio entre dois a três ninhos, reparando ninhos velhos semi-destruídos. Quando não há mais espaço para a contrução de novos ninhos, o pássaro o constrói acima ou ao lado do velho.
Na  cultura popular, é tido como passarinho trabalhador e inteligente e eu concordo plenamente. Seu canto parece uma gargalhada, no Sul dizem que, quando ele canta, é sinal de bom tempo, e é amigo de todos, corajoso, nada tímido, chega-se com estranha confiança bem perto do homem, corre, pula e grita, como que dando risos e gargalhadas, como se soubesse que é bem-vindo..
A fêmea, conhecida como “Joaninha-de-barro” ou “Maria-de-Barro”, também ajuda na construção do ninho, mas não é constante.O casal, como em tudo, são inseparáveis, também revezando o difícil trabalho de incubação dos ovos e da alimentação dos filhotes.
Podiam-se se chamar símbolo da vida doméstica e é por isso que os brasileiros gostam de vê-lo e ouvi-lo pela vizinhança.
Quando o João de barro e a Maria-de-barro assumem compromisso, é para todo o sempre. Eles vivem sempre em casais que nunca se separam. Quando morre o companheiro passam o resto da vida só.
Minha amiga Andréia me lembrou de um fato que eu teria esquecido de postar entre as curiosidades do passarinho, o João quando se sente traído ou seja se ele perceber que a mariazinha pulou a cerca, tranca ela pra sempre em sua casa fechando a saída, não sei se é real ou lenda, 
que cruel né.

Nenhum comentário:

Postar um comentário